Os dados são parte de um relatório do setor que auxilia na tomada decisões baseadas na forma que o mercado evolui
O cenário alimentar do Brasil apresenta bons índices, é o que aponta um relatório da Scanntech que visa auxiliar na tomada decisões baseadas na forma que o mercado evolui. Para este mês de julho, o relatório prevê aumento nas vendas de alguns itens versus a média do ano no Brasil, por exemplo: bolinho (+11%) paçoca (+42%), chá (+33%), sopa (+27%), garrafa térmica (+26%), vinho (+26%), café solúvel (+ 18%) e queijo (+15%). Esse aumento pode ser influenciado pelas férias, inverno em algumas regiões do país e viagens em família.
Quando se trata de vendas por canal, os dados mostram que o Atacarejo é o destaque, ganhando +0,6 pontos de participação de mercado. Enquanto isso o varejo apresentou 10+, mas apesar da variação positiva em vendas, perdeu representatividade. O comparativo é com relação a 2021 e 2020.
A análise traz ainda dados por região, neste ponto, as regiões Norte e Sul têm os maiores crescimentos no Atacarejo. Já o Centro-oeste se destaca no Varejo com o crescimento de 11,3%. No Nordeste, o Varejo e Atacarejo apresentam números bem próximos: o primeiro é crescimento de 7,9% e o segundo de 7,1%.
A movimentação por categorias aponta crescimento em valor para os laticínios, perecíveis, doces pães, petiscos e outros. As maiores variações positivas em vendas (R$) são para as subcategorias: arroz, óleo, chocolate, energéticos, frios e embutidos, leite, queijo e frutas.
Tem-se também outras subcategorias que ajudaram a impulsionar as vendas no ano, são elas: alcoólicos, destaque para o Gin (+69%), Whisky (+22%), licor (+22%), saudáveis, a exemplo do açaí (+17%), granola (+18%), suplemento para academia (+32%), e lanches prontos com +24%.