Dentre essas datas comemorativas, conheça os desafios diários de Raimunda e Claudia, mães com muito orgulho e profissionais exemplares do mercado.
Acordar cedo, preparar o café da manhã, organizar as mochilas, dar banho nas crianças, deixar os filhos na escola, ir para o trabalho. É dessa maneira que Raimunda e Claudia descrevem as primeiras horas do dia. A rotina precisa ser focada e organizada para que elas possam dar conta de tudo. No especial do mês das Mães e do Dia da Família (15/05), trazemos a história de mães que enfrentam e superam os desafios diários para conciliar a maternidade com a carreira profissional.
“Todos os dias é uma sensação de realização em saber que meu esforço e dedicação proporciona um sorriso nas minhas filhas, uma qualidade de vida melhor para elas e no final é isso que importa, saber que elas estão felizes”, relata Raimunda Pereira Silva. Ela é mãe solo de duas meninas, uma de 8 anos e outra de 10 anos, e trabalha no setor industrial como Operadora Assistente de Descarregamento na Suzano em Imperatriz.
No final do expediente, a maratona continua – Raimunda busca as crianças na escola, prepara o jantar, auxilia nos exercícios da escola, dá uma pausa para interagir com as filhas e processar todas as vivências do dia e, então, colocá-las para dormir. A rotina é intensa, mas ela garante que as filhas são sua maior motivação. “Elas são minhas companheiras de vida e dependem exclusivamente de mim e da minha determinação em ser uma profissional melhor a cada dia. Isso é o que me motiva todos os dias”, conta.
No Brasil, estudos recentes realizados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre), por meio dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC), revelam que mais de 38,3 milhões de mulheres brasileiras ocupam a posição de chefes de família. Ou seja, elas são as principais responsáveis pelo sustento da casa e dos filhos. O número representa quase o dobro do percentual levantado em 2012, que era de 22,2 milhões, e este número tende a aumentar nos próximos anos.
Claudia Rocha é mãe solo, trabalha fora, e passa por desafios todos os dias. Seu filho mais novo é autista o que requer bastante atenção, pois além da rotina de casa e escola, ele realiza terapias, reforço escolar e demais cuidados. Mesmo assim, Claudia se dedica diariamente para construir uma carreira profissional sólida, possui formação em Administração com habilitação em Comércio Exterior e especialização em Gestão de Negócios e, atualmente desempenha o cargo de Gerente de Operações Florestais na Suzano em Imperatriz.
“Tento me fazer todos os dias obstinada, forte, corajosa e batalhadora, não desisto facilmente da caminhada. O maior desafio é equilibrar a rotina de trabalho com a atenção e cuidado aos filhos, ter tempo de qualidade com eles, ter vida pessoal, profissional, estudantil e obter uma rotina equilibrada”, relata.
Para Leonardo Mutti, gerente de Gente e Gestão da Suzano em Imperatriz, ter exemplos de mulheres como Raimunda, Claudia e tantas outras com histórias inspiradoras na empresa é motivo de grande orgulho. “A Suzano é uma empresa centenária e referência no mercado, e tudo isso não foi construído por acaso. Essas conquistas foram possíveis por conta dessas pessoas que possuem histórias de vida marcantes, são pilares de suas famílias e são exemplos para as próximas gerações. Por isso, nós nos dedicamos todos os dias para garantir um ambiente de trabalho acolhedor, com oportunidades para todos e todas, garantindo que nossas mamães possam continuar desempenhando seus papéis em casa, sem deixar de lado suas carreiras”, comenta Leonardo.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br
Assessoria de Imprensa da Suzano