Em entrevista, o presidente da ACII fala sobre as expectativas e novidades para a maior feira de negócios do MA, que acontece de 18 a 21 de setembro.
O evento, que já se consolidou como um dos maiores do Norte e Nordeste, promete impulsionar ainda mais o desenvolvimento da região. Em conversa com o presidente da ACII, Carlos Lucena, tivemos a oportunidade de conhecer os planos para a edição de 2024 e entender a importância da feira para o setor empresarial e para a população em geral.
Confira a entrevista:
Enquanto presidente da ACII, como você avalia a importância da FECOIMP para o desenvolvimento econômico de imperatriz?
Carlos Lucena – A minha avaliação é de que a Fecoimp tem um posicionamento que muda o cenário regional. A feira está consolidada e integra o calendário nacional. É um evento esperado, que faz as empresas, principalmente as novas, mostrarem-se no mercado. A Fecoimp é uma grande vitrine que oportuniza negócios concretos para essas empresas. Ela tem esse poder de, durante os dias que ocorre, aquecer a economia da cidade. Um exemplo são os serviços gráficos, a hotelaria, entre outros setores, que ficam completamente ocupados durante o evento. Há uma melhora no movimento de bares, restaurantes, ou seja, movimenta verdadeiramente a economia da cidade.
Quais as expectativas da ACII quanto a essa edição?
CL – As expectativas são sempre as melhores. A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Imperatriz (ACII) tem esse histórico de fazer a Fecoimp e já estamos na 22ª feira; a cada edição aprendemos mais e conseguimos melhorias em relação à anterior.
Então, a expectativa é sempre a melhor. A gente tem várias mudanças na feira deste ano, tanto de estrutura, quanto também de expositores, muitos novos trazendo empresas grandes e outras pequenas também, além de novos espaços que teremos. Eu creio que teremos novamente uma feira muito privilegiada.
E com base no que foram os resultados da edição anterior, o que a gente pode esperar para esse ano?
CL – Olha, o resultado das edições anteriores foi de um crescimento muito grande, principalmente de público. Além disso, a satisfação que a gente vê nos expositores com os resultados anima muito. Tivemos resultados muito bons tanto de negócio, como de prospecção de negócios futuros. E, esse ano, mesmo faltando algumas semanas, já estamos maiores do que no ano passado em números de vendas de estandes e de empresas que irão expor no evento. Por isso, a expectativa é de uma Fecoimp ainda mais pujante e maior como um todo.
A FECOIMP também é um evento com momentos de conhecimento onde as pessoas podem aprender sobre o universo dos negócios. Como a feira se preparou para servir essa área de conhecimento esse ano?
CL – A gente ressignificou o espaço Conecta, que agora é ACII Capacita. A nossa diretoria de capacitação, que tem ótimas profissionais gabaritadas nesse segmento, junto com o Conjove e com o CME, estiveram unidos para trazer vários workshops, palestras, rodadas de negócios, que irão contar com nomes de projeção nacional. Eu creio que as empresas que participarem terão realmente um crescimento de conhecimento e uma bagagem muito relevante para aplicar em suas empresas. Esse ano, mais do que as demais feiras, a gente terá grandes novidades naquele espaço Capacita. Aliás, a programação já está no site www.fecoimp.com.br .
A gente sabe que o número de público do ano passado foi bem grande. Qual é a estimativa deste ano? Vocês acreditam que seja maior?
CL – Para lhe falar a verdade, eu espero que não. Eu não espero que seja maior,
porque não temos espaço para receber mais do que a gente já está recebendo. Um exemplo ocorreu no ano passado, quando, em dois dias do evento, a gente teve que trancar os portões por questões de os Bombeiros indicarem que o público estava muito elevado para o tamanho do espaço. Estamos preparando, inclusive, reforço na parte de segurança, tomando alguns cuidados para que tenhamos um controle maior sobre essa questão do público. No ano que vem já estamos estudando algumas alternativas com foco em oportunizar circulação que possa favorecer mais os negócios, de fato.
A Fecoimp 2024 esse ano trás o tema “Conectar e Gerar Negócios”, como é que foi escolhida a temática deste ano?
CL – Eu creio que isso tem tudo a ver com a feira. Estamos aqui para conectar as pessoas, conectar as empresas, os negócios. Imperatriz também tem muito a ver com conectar, ela está numa situação de localização geográfica muito benéfica, que conecta vários estados, regiões e cidades circunvizinhas e eu creio que tem tudo a ver com a nossa feira, porque a gente está voltado realmente em conectar as pessoas, conectar e fazer negócio.
A feira está há poucas semanas de acontecer. O que o senhor pode deixar de mensagem para os expositores?
CL – Os expositores são a peça fundamental da feira. Teremos uma cobertura maior da imprensa este ano, dando assim mais visibilidade à nossa feira e também aos expositores. Eu creio que, nesse aspecto, a feira de 2024 vai oportunizar uma visibilidade muito maior do que as anteriores. Lembro que a Fecoimp é um evento para todos aqueles que buscam oportunidades de negócios, atualização profissional e networking. Porém, a feira é uma iniciativa da ACII, mas conta com o apoio de diversas empresas e instituições públicas e privadas. Nesta edição, a Fecoimp, que será realizada entre os dias 18 e 21 de setembro, conta com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Credishop, Equatorial Energia, Suzano, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio) e Valor Logística Integrada (VLI). O evento conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Maranhão). E vale salientar que, juntos aos expositores, esses patrocinadores e apoiadores são de grande importância para a realização dessa grande feira.