Hospital de Campanha do Centro de Convenções atende pacientes de mais de 20 cidades da região

A unidade é uma parceria da ACII com órgãos públicos e empresa privada

O Hospital de Campanha de Referência ao Coronavírus no Centro de Convenções realizou, até o presente momento, cerca de 1.200 atendimentos em pouco mais de 3 meses, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Este número varia entre internações e atendimento Pós-Covid da Rede Cuidar. O relatório aponta, ainda, que são de duas a dez internações, em média, por dia e que os pacientes são de mais de 20 cidades da região.


A unidade é uma parceria da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) com a Secretária de Estado da Saúde, Secretária de Estado da Indústria, do Comércio e da Energia, Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense e a Suzano.

Dentre os atendimentos realizados no centro de referência à covid-19, estão pacientes de Imperatriz, Balsas, Senador La Rocque, Vila Nova dos Martírios, Edson Lobão, Davinópolis, Sítio Novo, Grajaú, Axixá, Bela Vista, Campestre, Buritirana, Riachão, Carolina, São Pedro Água Branca, Jenipapo dos Vieiras, Ribamar Fiquene, Bom Jesus das Selvas, João Lisboa, Amarante, Cidelândia, Estreito, Açailândia, Itinga, Porto franco, Montes Altos.


O hospital de campanha tem uma estrutura composta por 60 leitos, sendo 10 de Unidade Tratamento Intensivo (UTI), além do apoio de quase 200 profissionais de diversas áreas atuando na linha de frente. A montagem ocorreu em momento delicado em que a região unia força no combate à pandemia, e ACII, tendo como um dos seus pilares o trabalho social, formou essa parceria no enfrentamento ao coronavírus.


“Uma ação do Governo do Estado, ACII e Suzano que vai ficar na história de Imperatriz pelo atendimento à população. A unidade tem uma estrutura de atendimento que supri a demanda da região, portanto mostra que unindo forças do setor produtivo com o setor público chegamos a grandes realizações no âmbito social. Esse hospital é um ícone na questão social em Imperatriz”, explica o presidente da ACII, Edmar Nabarro.


Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, o hospital referência Covid-19 foi implantado em momento ideal para o enfrentamento da segunda onda na região. “Nós já tínhamos três unidades de saúde, mas a demanda deste ano tornou necessária a abertura desta quarta unidade. O hospital referência nos ajudou a evitar o colapso do sistema e, mais que isso, salvar vidas”, disse.


Enfrentamento – O presidente do Comitê de Combate à Pandemia na Região Tocantina, secretário de estado da infraestrutura, Clayton Noleto, destacou o comprometimento do governador, Flávio Dino, desde o início da pandemia e ratificou algumas ações para melhoria do atendimento no sistema de saúde local. A exemplo de obras no materno infantil, no macrorregional, suporte de estrutura na Upa da Bernardo Sayão e cooperação técnica e supervisão no hospital de campanha do Centro de Convenções.


“Nós temos acompanhado as necessidades e trabalhado intensamente para atendê-las. Além das obras, temos monitorado a situação da Covid, conversado com os profissionais de saúde, junto com a gerencia regional de saúde, secretário de saúde, Carlos Lula, presidente da EBSERH, Marcos Grande. É uma atuação sempre no sentido de integrar todas as atividades relacionadas ao combate à pandemia. Uma responsabilidade grande, mas ao mesmo tempo uma honra dar contribuição nesse enfrentamento”, explica.


Apoio – Os deputados estaduais, Marco Aurélio e Rildo Amaral, também pontuaram a importância do centro de referência para região. Para eles, união de esforços foi primordial para tratativa da covid-19.


“Essa unidade hospitalar garantiu salvar muitas vidas aqui em nossa região, quando faltava leitos até na rede privada. Ajudou e continuará ajudando quem necessita. Parabenizo todos que ajudaram a implantar e também a mantê-la. A parceria trouxe uma dimensão de pleno alcance do prédio físico do Centro de Convenções. Esse que tem ajudado a desenvolver a região, agora, nesse mesmo lugar, estão salvando vidas dos nossos irmãos e irmãs”, esclarece Marco Aurélio.


“A gente destaca e agradece a essas instituições que buscaram atender a população no momento de escassez de leitos que a nossa região passava. A gente agradece, também, a todos os funcionários que prestam serviços naquela casa de saúde, os quais se dedicam na linha de frente para salvar vidas. Seguimos nosso trabalho para que a população seja sempre bem assistida”, destaca Rildo Amaral.


Rede Cuidar – é um serviço de assistência gratuita a pacientes com sequelas do coronavírus e também de familiares desses pacientes, em que são oferecidos serviços de diversas especialidades. Por exemplo, cardiologia, neurologia, psiquiatria, fisioterapia, entre outros. O atendimento é agendado pelo WhatsApp (98) 98407-7424.

Leia também