Segundo a Equatorial, somente na região sul do estado já foram registrados 35 casos só no primeiro trimestre
A brincadeira de empinar pipas é uma atividade bastante popular entre crianças, adolescentes e adultos em todo o Maranhão. Embora simples e muito divertida, se não for praticada em ambientes seguros e adequados, pode ocasionar acidentes diversos, principalmente envolvendo a rede elétrica: desde falta de energia temporária a situações mais graves. Devido aos ventos fortes, a pipa pode se enrolar na fiação elétrica dos postes, prejudicando o fornecimento de energia das casas e serviços essenciais. Dados recentes da Equatorial Maranhão mostram que somente entre janeiro e março de 2023 já foram registradas 333 ocorrências envolvendo pipa na rede de energia. No ano passado, no mesmo período do ano passado, foram contabilizadas 369 ocorrências.
Somente na região sul do Estado, foram contabilizados 35 casos neste primeiro trimestre de 2023. Em Imperatriz, de janeiro a abril deste ano foram registradas 26 ocorrências envolvendo pipas na rede elétrica.
Em razão destes números, a Distribuidora reforça alguns cuidados importantes para mais segurança e diversão neste período do ano. Portanto, é imprescindível não deixar crianças empinarem pipas próximas à rede elétrica, uma vez que o recomendado é estarem em locais descampados (praias, campos, entre outros). No momento em que a linha encostar na rede elétrica, não devem tentar resgatá-la, já que há risco de descargas elétricas. Vale ainda ter atenção à intensidade dos ventos, pois quanto mais fortes, maior a probabilidade do contato com a rede de energia. Além disso, não utilizar produtos cortantes nas linhas das pipas, evita machucar as pessoas e outro tipos de acidente.
Segundo Espedito Almeida, Líder de Segurança da Equatorial Maranhão, o ato de soltar pipa é simples, mas pode ser potencialmente fatal se não seguir à risca algumas medidas de segurança. “Se uma criança decide subir em um poste ou mesmo utilizar um objeto para retirar uma pipa da fiação elétrica, ela corre imenso perigo de descarga elétrica fatal”, frisa. Ele também explica que mesmo quando não há intenção de retirar uma pipa que esteja enroscada na rede elétrica, ainda existe perigo. Isso porque “pode haver curto-circuito, interrupção temporária no fornecimento de energia para bairros e comunidades, queima de eletrodomésticos conectados a tomadas, assim como falta de energia para serviços essenciais, a exemplo dos hospitais”, reforça.
Exatamente por isso, o Líder de Segurança reitera algumas das principais orientações. “Não se deve retirar pipas que fiquem presas na fiação elétrica. Também não jogue objetos e nem suba em muros ou árvores para tirá-las”, insiste nas recomendações. Nesse sentido, para a segurança de todos, o melhor lugar para empinar pipas são os campos abertos, longe da rede elétrica. Dessa forma é possível aproveitar esta prática simples e muito divertida de maneira segura, sem surpresas ou acidentes fatais.
Por fim, a Equatorial Maranhão reitera que em caso de ocorrências envolvendo a rede elétrica a orientação é que os clientes não se aproximem de fios e cabos, que não toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica e chamem o socorro por meio do SAMU no 192 ou Corpo de Bombeiros no 193. Além disso, é importante ligar para a Equatorial Maranhão na Central 116 para que as equipes desliguem a rede elétrica, quando necessário.
Assessoria de Imprensa Equatorial Maranhão.