Na Semana Mundial de Proteção às Florestas, a Suzano reafirma seu compromisso com a preservação da biodiversidade

Ao longo do ano, a companhia desenvolve diversas ações de conscientização ambiental, monitoramento e programas de restauração ecológica

Fotografia da UNF – Unidade Florestal- da Suzano Papel e Celulose em Grajaú, Maranhão.

Na última quarta-feira (17/07), comemorou-se o Dia Mundial de Proteção às Florestas, data que visa conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos naturais. Como uma empresa de base florestal, a Suzano possui aproximadamente 575 mil hectares de áreas de plantio e conservação ambiental na Região Tocantina, abrangendo os estados do Maranhão, Pará e Tocantins. Dentre essas áreas, cerca de 310 mil hectares são destinados à conservação ambiental.

Além disso, a companhia desenvolve diversas ações em prol do meio ambiente, incluindo monitoramento da fauna e flora, análise da cobertura vegetal via satélite, programas de prevenção e combate à incêndios, restauração ecológica e iniciativas de educação ambiental. Somente em 2023, aproximadamente dois mil incêndios foram combatidos por meio da equipe de Proteção e Combate a Incêndios Florestais da Suzano (PCIF).

Sobre os programas de prevenção e combate à incêndios e iniciativas de educação ambiental, a Suzano possui dois destaques: a equipe de Proteção e Combate a Incêndios Florestais (PCIF) e o projeto educacional Guardiões da Floresta. O primeiro é responsável pelo monitoramento de 658.856 hectares de floresta, auxiliando na preservação e implementação de planos de contingência. Só no último ano foram combatidos 1.986 incêndios e 28 denúncias registradas através de um disk denúncia disponibilizado pela empresa por meio do número 0800-203-0000 (Guardiões da Floresta).

Já o projeto Guardiões da Floresta possui o intuito de ensinar sobre a importância do meio ambiente e sua preservação. Essa iniciativa se reforça no engajamento ativo das comunidades vizinhas às florestas da Suzano, abordando o tema de forma preventiva e educativa. Até este momento em 2024, o projeto foi amplamente debatido nas escolas municipais Antônio Oliveira Campos e José Egídio Quintal Filho localizadas no município de Açailândia e na Escola Municipal Santo Amaro no povoado São José da Matança em Imperatriz, como uma forma de conscientizar as crianças sobre os cuidados com as florestas.

Durante o período de seca, que se inicia em maio e segue até o mês de outubro, as condições tornam-se favoráveis ao aumento de incêndios florestais. Nesse sentido, a companhia intensifica as iniciativas de prevenção na região por meio da Campanha de Incêndios. Essa iniciativa visa conscientizar a população sobre os riscos e danos que os incêndios podem provocar, além de incentivar a participação da comunidade no registro e na contenção dessas ocorrências.

Mauro Rangel, Coordenador de Inteligência Patrimonial da Suzano em Imperatriz, destaca a importância de promover iniciativas como essa. “Neste dia, reafirmamos nosso compromisso com a proteção ambiental e a preservação da vida. Cada uma das iniciativas que realizamos não apenas protege nossas florestas, mas também contribui para a construção de um futuro mais seguro e sustentável para as próximas gerações. Por isso, contamos com o apoio da comunidade e de todas as pessoas, que podem contribuir ativamente para essa causa por meio do nosso canal de denúncias”, afirma.

Conservar a biodiversidade é um dos compromissos de longo prazo que a empresa assumiu como parte do projeto de Renovar a Vida. A meta pretende conectar, por meio de corredores ecológicos, 500 mil hectares de fragmentos de Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia até 2030. Contribuindo assim, com o deslocamento de animais, o aumento da cobertura vegetal e, consequentemente, a regeneração da biodiversidade. A Suzano tem 15 compromissos de longo prazo alinhados com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, sendo a conservação da biodiversidade como meta principal.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ).  Saiba mais em: www.suzano.com.br

Assessoria de Imprensa da Suzano