Juciene Barbosa, da Equatorial Maranhão, ficou em 2º lugar dentre 4.900 leituristas de 6 distribuidoras de energia do Brasil
Comemorado mundialmente no dia 08 de março, o Dia Internacional da Mulher reflete a importância de celebrar os avanços das mulheres em sociedade, seja no mercado de trabalho ou em outras esferas. A Equatorial Maranhão acredita que é necessário ter iniciativas direcionadas para a presença feminina no âmbito profissional, trazendo sempre oportunidades igualitárias e incentivando a participação das mulheres no setor elétrico e nos mais diversos tipos de funções que envolvem a distribuidora.
Refletindo esse propósito, o Grupo Equatorial realizou, em fevereiro, mais uma edição da premiação Leituristas do Ano, e reconheceu a profissional Juciene Barbosa da Silva, de 26 anos, como a 2º melhor leiturista no ranking de melhores leituristas do Grupo Equatorial, que envolveu 4.900 concorrentes de 6 estados do Brasil: Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Piauí, Amapá e Rio Grande do Sul. A premiada é atuante na cidade de Açailândia, localizada no Sul do Estado e ganhou um notebook, além do reconhecimento.
Juciene Barbosa começou a trabalhar na Equatorial Maranhão em 2021, por meio da empresa CENEGED, e de lá pra cá vivencia momentos de conquistas em um setor que, durante muito tempo, foi comandado por profissionais do sexo masculino. “Foi desafiador, pois na minha cidade, até aquele momento somente homens faziam esse tipo de trabalho, e mesmo assim eu quis entrar para a equipe. Hoje várias mulheres me veem como exemplo e querem entrar na mesma profissão”, relata.
Para ela, ter sido reconhecida pelo seu trabalho é uma conquista imensurável, que reflete na construção de seu desenvolvimento pessoal e dedicação ao longo de sua trajetória, “É um sentimento de orgulho e gratificação receber esse prêmio, me faz sonhar mais alto, ainda penso que o meu futuro é de crescimento. Então ter esse reconhecimento é mais uma afirmação de que estou no caminho certo, além de ser mais um incentivo para continuar me empenhando a cada dia mais”, finaliza.
Valorização, Mercado e Diversidade
A Equatorial Maranhão vem reforçando seu compromisso, promovendo e incentivando cada vez mais a força feminina no setor elétrico, como exemplo, a Escola de Eletricistas, uma iniciativa que faz parte do Programa E+ Profissional da Distribuidora, que visa preparar pessoas para o mercado de trabalho, promovendo qualificação profissional. Na última edição, o curso ofereceu preferencialmente, 35% das vagas para mulheres.
Também por meio do projeto E+ Profissional, a Distribuidora vem promovendo diversos cursos de capacitação profissional para mulheres, visando gerar oportunidades de mercado para elas. Esses projetos estão alinhados com as diretrizes do Grupo Equatorial, de trabalhar com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), no qual a Equatorial é signatária e que visa promover a Educação de Qualidade, até 2030.
Além disso, essas iniciativas refletem o compromisso da Equatorial de ser uma empresa mais diversa e inclusiva em relação a mulheres no mercado. O esforço da Equatorial também está em aumentar a participação delas, que avançam a cada dia na busca de espaço e reconhecimento, além de estarem cada vez mais presentes em setores que já foram majoritariamente masculinos, como o setor de energia, por exemplo.
A Equatorial Maranhão realiza atualmente um Censo de diversidade e este é um dos passos para enxergar a realidade e buscar a maior inclusão e evolução da carreira feminina dentro do grupo.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão