A cada dez empresas que exportam, quatro são de pequeno porte.
Segundo levantamento feito pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com o Sebrae, das quase 30 mil empresas exportadoras em 2022, 41,1% eram micro e pequenas empresas (MPE), incluindo os microempreendedores individuais (MEI).
O estudo também mostrou que juntas, elas venderam U$ 3,2 bilhões para o exterior; quase R$17 bilhões, representando 0,9% das exportações brasileiras. A entrada dos MEI e microempresas no mercado internacional também vem chamando atenção. Em 2019, 3.992 microempreendedores fizeram negócios fora do Brasil, e em 2022 esse número subiu para 6.068.
Segundo o economista e Diretor de Pesquisa e conjuntura econômica da ACII, Fernando Babilônia alguns fatores podem estar influenciando e contribuindo para esse crescimento de pequenas empresas no exterior.
“Em tese, o que pode estar influenciando é a moeda, um Real mais desvalorizado incentiva as exportações, no entanto, nesses últimos dias o Real tem sofrido pequenas valorizações. Outro fator que pode estar influenciando é uma maior divulgação dos produtos brasileiros fora do país, talvez em função do uso da tecnologia. Com isso, há uma ampliação de mercado“, explica o especialista.
A tendência é crescente a cada ano, sendo necessário investir nessas empresas desde o início, com ações e políticas que estimule as exportações, em especial, produtos pautados em atributos como brasilidade, e sustentabilidade, que agregam significados e valor ao produto.
E-commerce e Pequenos Negócios
As mudanças causadas pela Pandemia da Covid-19 seguem trazendo efeitos na sociedade, principalmente nos negócios. Empreendedores de todo o país tiveram que se adaptar a nova forma de consumo, cada vez mais migrando do físico para o digital. Hoje, estar no mundo digital se tornou essencial para os negócios.
Com o impacto do comércio eletrônico e a facilidade das plataformas de E-commerce, muitos empreendedores tem visto como uma oportunidade de expandir seus negócios dentro e fora do país. Dentro desse modelo de negócio se destacam as Marketplace.
Em 2020, o volume de vendas nesse canal cresceu 81% contra 40% do comércio eletrônico como um todo considerando dados globais. Representando mais um caminho para as empresa que buscam a internacionalização. As Marketplace hoje permite a entrada de micro e pequenas empresas no mercado externo por um canal que conecta empresas e pessoas do mundo inteiro. Além de já entregar um modelo pronto facilitando a contratação de logística, publicidade, fluxo de pessoas dentro da plataforma, etc.