O Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, é uma das datas mais movimentadas do comércio. Apesar dos desafios impostos pela pandemia, em Imperatriz o consumidor se mostra disposto é presentear a pessoa amada nessa data.
É o que aponta uma pesquisa da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) sobre a intenção de compras para o Dia dos Namorados, realizada durante o mês de maio.
A pesquisa mostra que 66% dos entrevistados pretendem realizar compras no Dia dos Namorados; já 19% respondeu que não irá adquirir presentes; e 15% ainda não decidiram sobre esse investimento.
Quando perguntado qual fator seria decisivo na escolha do presente, 44% apostam em promoções; 27% em atendimento; 22% no preço; e 6% a localização do estabelecimento.
Dentre os produtos mais escolhidos para o presente, estão em primeiro lugar mimo e lembranças (27%), seguidos de roupas (18,5%) e acessórios (13,5%). Cosméticos também fazem parte da lista de intenções de compras dos entrevistados.
Sobre o local de compra, 72% responderam que farão compra presencial e 28% on-line. Um indício que o consumidor imperatrizense ainda prefere ir, tocar o produto, pechinchar, para então fazer suas compras.
No que se referiu ao valor de investimento no presente, 41% disseram que pretende investir de 50 a 100 reais; 41%, de 101 a 500 reais; 12% investir até 500 reais; e 6% acima de 500 reais.
Os entrevistados responderam sobre a influência da pandemia no poder de compra. Quanto a isso, 51% falaram que influenciou, pois pretendia comprar outro presente; já 49% apontaram que não, pois com ou sem pandemia, o presente seria o mesmo.
A pesquisa um percentual de 96% de confiabilidade, com margem de erro de 5% para mais ou para menos.
Confira os resultados: