“Podem esperar a maior Fecoimp de todos os tempos”, afirma o coordenador da feira, Sandro Mota.

Os últimos preparativos para dar início à Feira do Comércio, Indústria e Serviços de Imperatriz (Fecoimp) estão a todo vapor. A 22ª edição do evento promete ser ainda mais especial, com diversas novidades e oportunidades para o setor produtivo. Para saber mais sobre os preparativos e as expectativas para a feira que começa nesta quarta-feira (18) e vai até o dia 21 de setembro, conversamos com Sandro Mota, coordenador geral da Fecoimp. Em uma entrevista rápida e dinâmica, Sandro contou tudo sobre o evento.

Faltando poucos dias para o começo da Fecoimp, como está a expectativa da coordenação do evento?


SANDRO – Organizar a Fecoimp é sempre desafiador, mas não teria como fazer se nós não tivéssemos a equipe que temos. É a equipe de diretores que tem trabalhado incansavelmente, com todas as suas diretorias, a nossa equipe de colaboradores e de prestadores de serviços, que se doam muito. Estamos muito tranquilos e felizes com a nova montadora dos estandes e com o resultado até aqui. É desafiador, mas um motivo de orgulho para todos nós fazermos a diferença na nossa cidade, realizando o maior evento de comércio, indústria e serviço.


O que o público e os expositores podem esperar para esta edição?


Podem esperar a maior feira de todos os tempos, sem sombra de dúvidas. Nós falamos sempre isso, mas é verdade! A feira está completamente lotada, com expositores de todos os portes. Temos o balcão de negócios, uma novidade que vai democratizar ainda mais a participação. A Mostra Cultural está incrível, com muitas atrações. O Festival Gastronômico também promete agitar a feira. E o melhor de tudo: estamos com 240 estandes, um crescimento enorme em relação ao ano passado!


Este ano as vendas de estantes aconteceram um pouco mais cedo. Isso foi mais organização ou aumento da procura por espaços?

As duas coisas contribuíram para esse resultado. A procura por espaços na feira realmente aumentou, mostrando o interesse crescente dos empresários e empreendedores em participar do evento. Mas a organização do nosso departamento comercial também foi fundamental. Com uma equipe mais estruturada e focada em resultados, conseguimos iniciar as vendas no mesmo período do ano passado e fechar todos os espaços mais rapidamente. Para o próximo ano, vamos inovar ainda mais: já começamos a comercializar os espaços da feira de 2025 durante a própria feira de 2024. Isso mostra a confiança que os expositores têm no evento e a nossa proatividade em garantir o sucesso de todas as edições.

O que significa para a ACII o tema deste ano “Conectar e Gerar Negócios”?

Conectar e gerar negócios significa para nós o nosso propósito, o nosso DNA, o nosso motivo de ser, um dos nossos motivos de ser da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Imperatriz. É o que nós fazemos, é conectar pessoas, é conectar empresas, é conectar empreendedores, é conectar o público, o patrocinador, o mercado, o comércio local, regional e nacional, porque nós temos expositores nacionais. Então, conectar e gerar negócios é isso, é a conexão do mais variado com o sistema de empreendedores e negócios, porque nós estamos lá com comércio, indústria e serviço, e obviamente que com tudo isso nós vamos gerar negócio, gerando negócio nós aumentamos a riqueza da nossa cidade, da nossa região, nós melhoramos a qualidade de vida da população e temos certeza que conseguiríamos atingir esse objetivo.

Poderia comentar um pouco sobre os espaços que o evento vai oferecer aos visitantes?

A feira contará com diversos espaços para atender a todos os públicos. Teremos o pavilhão central, que concentra a maior parte dos expositores; o espaço Visão, localizado na entrada, que serve como vitrine para as empresas; o mezanino, dedicado a atividades como palestras e workshops; o auditório, com uma programação paralela; e o espaço Equatorial, que será um verdadeiro festival com praça de alimentação, artesanato e cultura. A feira estará repleta de atividades para todos os gostos.


E no ACII Capacita, ainda há vagas nas palestras, imersões, workshops etc.? Como o interessado por se inscrever?

Ainda tem vaga sim no ACII Capacita! Mas corre lá no nosso site, www.fecoimp.com.br

porque ano passado esgotou rapidinho e eu tenho certeza que esse ano vai ser a mesma coisa. Não perde essa oportunidade!

E o ingresso da Fecoimp continua sendo gratuito? Como os interessados podem obter seus ingressos?


A entrada na Fecoimp é de graça, mas para qualquer pessoa entrar na feira precisa fazer um credenciamento no site www.fecoim.com.br. Obviamente vamos ter um balcão na entrada para realizar inscrições, mas aí você pega fila e demora para entrar. Depois que você se inscrever no site, você vai gerar um QR Code. Esse QR Code é como se fosse um passaporte pra você entrar na feira. Com ele, você não precisa ficar na fila, é só chegar na entrada e mostrar o QR Code no celular.


Poderia comentar a relevância das parcerias e dos apoiadores e patrocinadores para a realização do evento?

As parcerias são o pilar fundamental para o sucesso da Fecoimp. A colaboração de nossos expositores, patrocinadores e apoiadores é essencial para a realização deste evento. Agradecemos a todos que acreditam em nosso projeto e contribuem para o seu crescimento. Em especial, gostaríamos de agradecer ao Grupo Mirante por ter se tornado nosso patrocinador oficial. Essa parceria impulsiona ainda mais a divulgação da Fecoimp em todo o Maranhão e no Brasil. Todos os envolvidos são igualmente importantes e contribuem para o sucesso deste evento. Neste ano, a 22ª Fecoimp conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Prefeitura Municipal de Imperatriz, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Maranhão), Marinha do Brasil, Aeronáutica, 50ºBis e Exército Brasileiro. A programação cultural da feira é apresentada pelo Ministério da Cultura e Equatorial Energia, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução. A Fecoimp 2024 tem o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc) e da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), além da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Bradesco, Credishop, Equatorial Energia, Suzano, Valor Logística Integrada (VLI), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio), Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e Governo Federal. 

Poderia relembrar dias e horários que a Feira vai ocorrer e, além disso, o que você diria ao visitante que ainda não se inscreveu?

A nossa feira acontece de 18 a 21 de setembro, das 18h às 23h, no Centro de Convenções de Imperatriz. Chegue cedo e se inscreva, pois as vagas são limitadas e as portas poderão ser fechadas, como ocorreu no ano passado. Com essa 22ª edição, a feira promete ser um marco e impulsionar ainda mais o nosso evento. 

Leia também