A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir de árvores plantadas de eucalipto, e o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD), organização francesa de pesquisa e cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável nas regiões tropicais e mediterrâneas, anunciam parceria e assinatura de um Protocolo de Intenções, realizadas na última segunda-feira (29), na Embaixada da França, em Brasília/DF. O objetivo da iniciativa é estreitar a colaboração e o compartilhamento de esforços para desenvolver ações conjuntas de geração de renda e conservação ambiental nos Estados do Pará e do Maranhão, especialmente voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
As organizações desenvolverão estratégias para construir um programa voltado ao desenvolvimento sustentável dos territórios, mobilizando parceiros técnicos e financeiros para contribuírem com a iniciativa e seus impactos.
O CIRAD está envolvido na Amazônia desde a década de 1990, e com seus parceiros no estado do Pará, articula projetos que combinam pesquisa, treinamento e desenvolvimento em resposta aos desafios da região. Já a Suzano está no contexto amazônico com operações nos estados do Pará, Maranhão e Tocantins, e dedica cerca de 311 mil hectares para a conservação ambiental. Desse total, cerca de 53 mil hectares estão protegidos em Áreas de Alto Valor de Conservação (AAVC), locais com atributos excepcionais ou críticos para o meio ambiente e a sociedade. Somente em 2023, a Suzano investiu mais de R$ 9 milhões em programas e projetos de geração de renda na região, beneficiando 119 organizações sociais e mais de 19 mil pessoas.
Para o gerente executivo de Desenvolvimento Social da Suzano, Giordano Bruno Automare, a parceria estratégica entre Cirad e Suzano é um passo fundamental para promover o desenvolvimento sustentável nas regiões do Pará e Maranhão. “Parcerias como esta nos dão a oportunidade de ampliar a nossa atuação social em locais estratégicos de atuação da companhia, especialmente a região amazônica”, afirma Automare. “É muito gratificante contar com parceiros que possuem valores e premissas semelhantes aos nossos nessa jornada de desenvolvimento socioambiental, e que vão ao encontro do nosso compromisso de retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza até 2030, aliando geração de renda e conservação da biodiversidade em um bioma tão especial”.
O Diretor Regional do Cirad no Brasil, Pierre Marraccini, reforça “Estamos animado com a perspectiva de iniciar essa relação privilegiada com a Suzano, para arquitetar juntos um grande projeto aliando ciência, investimentos, engajamento local em prol do desenvolvimento sustentável na Amazônia, uma região estratégica para o planeta e a humanidade. Será também uma maneira de valorizar de uma nova forma todo o histórico e o saber-fazer que construímos com ilustres parceiros amazônicos”.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para bem alagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página https://www.suzano.com.br/
Sobre o Cirad
O CIRAD é uma instituição francesa de pesquisa agronômica e de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável das regiões tropicais e mediterrâneas.
Juntamente com os seus parceiros, este gera conhecimentos e soluções para práticas agrícolas resilientes num mundo mais sustentável e unido. Este mobiliza a ciência, a inovação e a formação para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Coloca a sua perícia ao serviço de todos, desde os produtores às políticas públicas, para promover a proteção da biodiversidade, as transições agroecológicas, a sustentabilidade dos sistemas alimentares sustentáveis, a saúde (das plantas, dos animais e dos ecossistemas), o desenvolvimento sustentável das zonas rurais e a sua resiliência face às alterações climáticas. Presente em todos os continentes, em cerca de cinquenta países, o CIRAD conta com as competências dos seus 1.800 funcionários, incluindo 1.240 cientistas, assim como de uma rede global de 200 parceiros. Este apoia a diplomacia científica da França.