Ocorreu, nesta sexta (15), na praça Brasil, a ação Um dia sem pessoas em situação de rua em Imperatriz-MA, voltada à conscientização social e apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade, que contou com o apoio da Universidade Ceuma Campus Imperatriz no fornecimento de kits de higiene e brindes institucionais.
Participaram da ação, além da universidade, órgãos como a Defensoria Pública do Estado do Maranhão, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) e o Alcoólicos Anônimos (AA).
A professora do curso de Medicina e Coordenadora do Eixo de Interação Ensino, Serviço e Comunidade (IESCG), Erika Ferreira Tourinho, exaltou a contribuição da universidade na doação de itens sanitários, como máscaras de proteção e toucas, além de destacar o papel social da ação.
“Aqui não tem religião, aqui não tem credo, aqui tem fazer o bem. Essa é a primeira vez em que a Universidade Ceuma participa da ação, que já está em sua sexta edição. Hoje, durante todo o dia, essas pessoas podem se alimentar, escolher peças de roupa, terem atendimento médico e psicológico, entre outras atividades”.
Além disso, ela destacou a atuação da universidade em ações comunitárias, que oportunizem a prática dos conhecimentos aprendidos em sala de aula, contando, inclusive, com a colaboração dos alunos.
“Eu, Erika, e a professora Patrícia Queiroz, como coordenadoras do IESCG, atuamos tanto com as comunidades da atenção básica como com as comunidades de rua. Essa é uma das funções da universidade, atuar em projetos de extensão. Logo, é fundamental trazer os alunos para vivenciarem a prática da profissão junto à população, além de promover a solidariedade”.
O Vigário Paroquial de João Lisboa e voluntário do projeto Filho Pródigo, Padre Elisvaldo Cardoso, esteve à frente da organização da atividade, que é sempre realizada no mês de dezembro, com a realização de uma missa, jantar e entrega de kits de higiene.
Ele explicou que, em função da pandemia, houve um crescimento no número de moradores de rua em situação de vulnerabilidade, o que motivou a realização da ação agora em julho, nas vésperas do aniversário da cidade.
“Vimos a necessidade de oferecer um presente para nossa cidade, nas vésperas de seu aniversário, que é cuidar dos seus filhos, daqueles que mais precisam e que, muitas vezes, são vistos como invisíveis aos olhos dos outros. Muitas vezes, quem está em situação de rua, desiste até de lutar pela própria vida e nós, enquanto cristãos e sociedade, precisamos oferecer esse apoio para podermos seguir em frente”.
Ele esclareceu que o principal objetivo da ação é chamar a atenção, sensibilizar a sociedade para a causa da pessoa em situação de rua e também apresentar as instituições/serviços em que ela pode encontrar algum tipo de apoio, como a Assistência Social (SEDES), Assistência Jurídica (Ministério Público), Assistência médica (Consultório de rua), Alcóolicos Anônimos, CAPS, entre outros.
Já a atual secretária da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), Divina Leide Brito, defendeu que a situação de vulnerabilidade do morador de rua é passageira e que necessita de um apoio por parte da Prefeitura Municipal.
“É uma forma de trazer o trabalho da SEDES até eles, de modo a identificar quais são suas necessidades e encaminhá-los aos nossos serviços. Por isso, estamos aqui com o Consultório de Rua, o Centro Pop, ofertando palestras sobre o combate às drogas e outras ações de cunho social”.